Esta ferramenta de avaliação digital territorial, permite aos interessados avaliarem a maturidade digital das suas regiões e territórios (incluindo regiões periféricas e emergentes), com vista ao desenvolvimento e melhoria das suas estratégias para a transformação digital das mesmas.
O objetivo de uma ferramenta de avaliação digital territorial é o de determinar o nível de maturidade digital e as condições subjacentes para um processo de transformação digital em regiões periféricas e emergentes, para que estas possam desenvolver e melhorar, ainda mais, as suas estratégias digitais.
Uma ferramenta de avaliação digital territorial consiste em nove dimensões-chave relacionadas, em primeiro lugar, com as pré-condições existentes e, em segundo lugar, com aceleradores de transformação digital em regiões periféricas e emergentes.
Esta ferramenta foi desenvolvida no âmbito do projeto Interreg Europe CARPE DIGEM, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Este projeto demonstra como podemos, de uma forma colectiva, catalisar, aproveitar e expandir ecossistemas digitais inter-regionais, estimulando a inclusão, a capacidade de mediação / corretagem / coaching para fornecer acesso universal às soluções digitais integradas e aos ecossistemas de que nossos cidadãos e empresas precisam.
Esta ferramenta destina-se a stakeholders públicos, privados ou da comunidade que desejem avaliar a maturidade digital dos seus territórios e regiões, de modo a identificarem os principais desafios da transformação digital e como podem desenvolver, reformular e melhorar as suas estratégias de transformação digital.